DTM: afinal, o que esse termo traz consigo?

Disfunção Temporomandibular (DTM) pode causar, comumente, dores de ouvidos, dores de cabeça e no rosto. Você tem dificuldade em abrir e fechar a boca? Sua mandíbula sai do lugar? Ouve um estalo ao mastigar, às vezes, acompanhado de dor? Tem dor de ouvido e até escuta zumbidos? Sente dor de cabeça constantemente?

Se você possui alguns ou todos esses sintomas de dor orofacial, preste atenção: você pode ter Disfunção Temporomandibular, mais conhecida como DTM.

Mas, calma! A DTM é mais comum do que você imagina. A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que 30% da população do mundo sofram com a disfunção.

Então, vamos ver juntos neste artigo 4 pontos principais para saber sobre o assunto. O que é, quais os sintomas, as causas e quais são as opções de tratamento. Se você se identificar com boa parte do que está aqui, talvez seja uma boa hora para procurar um dentista de confiança.

1) O que é a DTM

A Disfunção Temporomandibular é um problema que ocorre na articulação temporomandibular, chamada de ATM. Essa articulação é responsável pela abertura e fechamento da boca. Ou seja, é com ela que você consegue falar e mastigar. Quando algo dificulta esse movimento da mandíbula, pode ser diagnosticada a DTM.

A disfunção pode atingir pessoas de diferentes perfis. Mas, as mulheres entre 20 e 40 anos são as que mais sofrem com a DTM.

2) Sintomas

Além daqueles sintomas no início do texto, quem possui DTM pode apresentar sensação de cansaço no rosto e desconforto na mordida. É como se os dentes superiores e inferiores não se encaixassem. Inchaço na face, tontura, dores de dente, problemas de audição e até dores no ombro superior também podem ser sintomas encontrados.

Todos eles podem vir acompanhados de dores: no rosto, na cabeça, na mandíbula, no ouvido, no fundo dos olhos ou no pescoço.

3) Causas

Apesar de nem sempre ser possível determinar a causa da DTM, sabemos que é uma disfunção multifatorial. Contusões na mandíbula ou no rosto, danos gerados por causa da idade, má postura, tensão muscular, estresse, predisposição genética, bruxismo e artrite reumatoide são alguns fatores que podem contribuir para o surgimento do distúrbio.

4) Tratamento

Existem alguns tratamentos para aliviar e controlar os sintomas. O método a ser aplicado varia conforme a complexidade do caso e as dores apresentadas. Medicamentos, como anti-inflamatórios e relaxantes musculares,  são usados para aliviar as dores. Até a toxina botulínica é uma opção para aliviar a dor.

Em alguns casos, recomendam-se as placas de mordida. Feitas de material rígido, elas protegem os dentes, suavizam as articulações temporomandibulares e permitem que os músculos relaxem.

Há abordagens que também podem funcionar, como a termoterapia (uso do calor), laser e até técnicas de relaxamento para aliviar a tensão muscular na mandíbula. O uso de procedimentos cirúrgicos é raro no tratamento da DTM, só sendo utilizados em casos como fraturas graves e tumores, por exemplo.

Portanto, se você apresentar dores orofaciais periodicamente, visite seu dentista. A DTM é complexa e, como vimos, os sintomas podem estar ligados a diversas causas. Assim, com o diagnóstico correto, é aplicado o tratamento ideal para aliviar as dores. Não se automedique, procure sempre um profissional de confiança para prescrever remédios se necessário.

Se você gostou desse artigo, compartilhe com amigos e assine a nossa Newsletter para receber mais dicas. Quem sabe a gente consegue chegar a boas reflexões juntos?

Agende uma avaliação pelo nosso WhatsApp – (16) 99600 – 1325. Estamos em São Carlos (SP).

Autor William Kabbach

William Kabbach formou-se em Odontologia pela Unesp Araraquara em 2005, mesmo ano em que ingressou no programa de Mestrado da Faculdade, onde na sequência concluiu também, seu Doutorado e Especialização em Dentística. Com vasto conhecimento na área de Odontologia Estética tem mais de 100 publicações, dentre elas artigos científicos, casos clínicos em revistas especializadas e capítulos de livros.

More posts by William Kabbach

Receba nossas novidades!


Leia Mais!