Um sorriso bonito, desses de capa de revista que mostram dentões claros, bem alinhados e bem contornados são o desejo de muitos! Será que a odontologia moderna tem recursos para construir esses sorrisos desejados?

Atendo a muitos pacientes que tem como desejo ter um sorriso de capa de revista! Muitos se queixam de ter os dentes pequenos ou que ao sorrir mostram pouco os dentes, Querem que seu sorriso seja expressivo como o sorriso das modelos da capa da revista! Será que a odontologia tem recursos para construir esses sorrisos poderosos? Não ficarei fazendo suspense e vou logo a resposta: Sim!!!

Existem muitos recursos que podem ser utilizados na construção de um sorriso, dos mais simples aos mais sofisticados e isso é o que menos importa. Importante mesmo é a correta indicados e execução dos recursos

Um dentista da sua confiança pode fazer uma avaliação completa do seu sorriso e por meio de fotografias demonstrar as características que podem ser melhoradas. Existem muitos recursos que podem ser utilizados na construção de um sorriso, dos mais simples aos mais sofisticados e isso é o que menos importa. Importante mesmo é a indicados e execução dos procedimentos pois quando bem indicados e executados trazem o resultado desejado. E para saber a indicação é importante saber qual a causa do sorriso indesejado e para isso é importante fazer uma avaliação completa.

Mas a título de auto-análise, para que cheguem mais por dentro do seu próprio sorriso, vou passar aqui duas formas muito simples para avaliar seu sorriso. A primeira é a análise da exposição dental com os lábios em repouso, basta observar em um espelho ou melhor, com uma foto tirada por você mesmo no modo selfie do celular, dos seus dentes na seguinte pose: Lábios relaxados e ligeiramente abertos sem estar mordendo. Com uma cara de “óbvio” como se estivesse indagando “ham…” como da imagem abaixo.
Com essa manobra é possível observar o quanto você mostra dos dentes quando os lábios estão em repouso. As mulheres tem em média uma exposição dental de 2mm e os homens de 1mm com os lábios em repouso. Isso quer dizer que se você for mulher e observa que nessa posse não mostra os dentes, podem ser feito procedimentos para aumentar a borda dos dentes, agora se ao observar essa imagem já expõem 2mm dos dentes o recomendado é que não mexa na borda deles.

A segunda auto-análise a ser feita é o sorriso máximo, bastante simples: com o espelho, ou melhor o celular no modo selfie da câmera, obtenha uma foto com o seu sorriso máximo, aquele escancarado, lembre da melhor piada que já escutou! Observe, se apenas os dentes aparecem ou se a gengiva também se faz presente. Pois quando a gengiva aparece, uma possibilidade é a de aumentar seus dentes para cima com procedimentos que removem parte da gengiva excessiva. Agora se nada da gengiva aparece mesmo no seu sorriso mais divertido, maior atenção deve ser dada aos dentes mesmo e procedimentos que devolvam a proporção de altura e largura bem como volume dental podem ser a solução.

Importante deixar claro mais uma vez que um dentista habilitado é o único que pode dar um diagnóstico preciso a respeito do seu sorriso e que essas duas formas de auto avaliação funcionam para que você conheça melhor o seu próprio sorriso. Faça os testes e me conte sobre o que achou!

Autor William Kabbach

William Kabbach formou-se em Odontologia pela Unesp Araraquara em 2005, mesmo ano em que ingressou no programa de Mestrado da Faculdade, onde na sequência concluiu também, seu Doutorado e Especialização em Dentística. Com vasto conhecimento na área de Odontologia Estética tem mais de 100 publicações, dentre elas artigos científicos, casos clínicos em revistas especializadas e capítulos de livros.

More posts by William Kabbach

Receba nossas novidades!


Leia Mais!